CEDETRAN

Encontro “Valorize a vida no trânsito” será realizado virtualmente em 29 de julho

São oferecidas 300 vagas. Interessados devem criar cadastro na plataforma Moodle do MPDFT para ter acesso ao link da transmissão ao vivo. 

O primeiro encontro virtual do “Valorize a vida no trânsito” será realizado na próxima quarta-feira, 29 de julho, das 10h às 11h30. Os participantes acompanharão o evento ao vivo por meio do site do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). São 300 vagas para autores de infrações de trânsito em fase de suspensão condicional do processo, transação penal ou acordo de persecução penal, além do público em geral.

Para os autores de delitos de trânsito, a participação no evento é uma das condições para a obtenção de benefícios no processo ou no novo acordo de não persecução penal. As inscrições estão abertas até o horário do evento. Os interessados devem, primeiro, criar um cadastro na plataforma Moodle do MPDFT. Dentro da plataforma, devem se inscrever no evento “Valorize a vida no trânsito”. É lá que estará o link para a transmissão ao vivo. Clique aqui para ver o passo a passo. Depois do encontro, os interessados devem realizar as atividades propostas e aguardar uma hora para emitir o certificado de participação.

Trabalho pioneiro

A iniciativa da Promotoria de Justiça do Paranoá existe há dez anos e recebe autores de infrações de trânsito para uma conversa sobre responsabilidade pessoal e mudança de atitude. De forma descontraída, com discussões, vídeos e músicas, os participantes são levados a questionar seus atos e a buscar uma mudança de atitude. O promotor de Justiça Delson Ferro, responsável pelo encontro, acredita que investir em conscientização no trânsito traz benefícios para todos. “A maior parte dos acidentes acontece por imprudência do condutor. Por meio da conversa, trabalhamos a reflexão e procuramos atingir o elemento humano do trânsito”, afirma.

Serviço

Encontro “Valorize a vida no trânsito”

Data: 29 de julho

Horário: das 10h às 11h30

Local: plataforma Moodle do MPDFT (clique aqui para acessar)

Inscrições: até o horário do evento (clique aqui para ver o passo a passo)

“Sei que não vou consertar o mundo, mas já estou satisfeito se puder melhorar a vida de alguém”. É o pensamento que motiva o Promotor de Justiça Delson Luiz Bastos Ferro, no trabalho social que desenvolve junto às comunidades do Paranoá.

Ele realiza palestras para envolvidos em acidentes no trânsito, além de coordenar a arrecadação de livros jurídicos para escolas públicas da região.

As palestras reúnem motoristas que cometeram delitos de menor potencial ofensivo, ou seja, que se envolveram em acidentes de trânsito sem vítimas ou praticaram infrações consideradas simples. A oportunidade é oferecida como uma medida alternativa às penas previstas no Código Brasileiro de Trânsito para pequenas infrações.

Com o apoio de um psicólogo, o Promotor de Justiça Delson Ferro busca conscientizar os participantes sobre a importância da direção preventiva. “Educação para o trânsito é a melhor forma de evitar acidentes”, defende. Após 24 anos atuando na área da justiça (12 anos como policial civil e depois membro do Ministério Público) ele diz que acredita na prevenção como o melhor meio para impedir a ocorrência de crimes.

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
jornalismo@mpdft.mp.br
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial