CEDETRAN

Pequenas reduções de velocidade diminuem de forma significativa as mortes no trânsito.

Entre os pedestres, foram 8 mortes a menos no período de dezembro de 2018 até dezembro de 2019 ” de 22 óbitos para 14 “, em uma redução de 24,5%. A queda nas ocorrências fatais envolvendo motoristas e passageiros foi de 16,9%: 92 mortes em 2018, ante 77 casos em 2019.


Até 2020, acidentes de trânsito terão matado ou incapacitado mais pessoas do que guerras, tuberculose e o vírus HIV combinados. Todos os dias, pelo menos mil jovens com menos de 25 anos morrem vítimas do trânsito no mundo.
Dentro desse contexto de alterações no cenário da cidade, também é importante o trabalho direto com quem dissemina informações ao grande público: a imprensa. Mudanças que de alguma forma impactam a circulação de veículos podem mostrar-se inicialmente impopulares ” em parte porque, muitas vezes, os benefícios de medidas de segurança não são sentidos ou percebidos de imediato pela população. 

Com o apoio da equipe técnica do WRI Brasil na realização de um trabalho direcionado aos jornalistas dos principais meios de comunicação locais. Um workshop foi realizado com importantes veículos de comunicação a fim de aprimorar a compreensão dos jornalistas sobre os benefícios de medidas de redução de velocidades, contextualizar a pauta da segurança viária e esclarecer dúvidas sobre as ações implantadas pela prefeitura.