CAMPANHA DE TRÂNSITO

CEDETRAN irá reeditar a Exposição “Brinquedos Órfãos” relembra as vítimas infantis do trânsito

A exposição conta histórias reais de famílias que perderam seus filhos vítimas da imprudência ou da imperícia. Serão expostos brinquedos que pertenciam a crianças mortas em acidentes. Educadores de trânsito do CEDETRAN participarão do evento relatando as histórias e orientando os visitantes sobre a necessidade da adoção de uma postura mais segura no trânsito.

Na mostra, além dos brinquedos, será possível ver um vídeo em que as mães das crianças contam as histórias dos acidentes. “Coletaremos objetos de famílias que perderam seus entes queridos no trânsito.

São crianças mortas em acidentes de trânsito cujos brinquedos estão na exposição são a concretização de uma triste estatística. De acordo com dados do Detran PR, das 2.627 vítimas fatais de acidentes de trânsito 231 tinham entre 0 e 17 anos.

As famílias retratadas na mostra vivem os números na pele. De classes sociais distintas, elas também têm reações diferentes à perda. Algumas preservam intactos os pertences das crianças e outras guardam, somente, os objetos mais significativos. No entanto, entre elas há outra triste semelhança além da perda precoce dos filhos: todas estão insatisfeitas com a punição dada aos culpados pelos acidentes.

“Somente uma das mortes não foi causada por motoristas alcoolizados. Algumas famílias estão até hoje tentando a punição na Justiça”